Caro estudante ,  

Ementa: A educação no Ocidente: dos pré-socráticos a Aristóteles. Razão e educação na Idade Média. Educação e modernidade: o projeto iluminista. Críticas ao projeto moderno: teoria crítica e pós-críticas. Educação para diversidade e cidadania. Pensamento pedagógico brasileiro.

A disciplina está organizada em 3 grande blocos;

1. A educação no Ocidente: dos pré-socráticos ao projeto iluminista e seus críticos;

2. O pensamento pedagógico brasileiro

3. Educação para diversidade e cidadania.

Para isso as atividades estão distribuídas em síncronas e assíncronas.

A avaliação será pautada na frequência, responsabilidade e cumprimento das atividades no prazo (4,0) como na apropriação adequada do conteúdo (6,0) expressa nas atividades síncronas e assíncronas.

A disciplina de Psicologia da Educação do curso de Artes Visuais está pautada na seguinte ementa:

A constituição da Psicologia como ciência. Psicologia da Educação. Abordagens psicológicas da aprendizagem e suas implicações pedagógicas. Contribuições da Psicologia para o entendimento da arte e ensino da Arte. Desenho Infantil.

Está organizada em atividade síncronas e assíncronas.

Bibliografia Básica

LA TAILLE, Y.; DANTAS, H.; OLIVEIRA, M. K. Piaget, Vygotsky, Wallon: teorias psicogenéticas em discussão. São PAULO: Summus, 1992.

DAVIS, Claudia Leme Ferreira (et al). Abordagens vygotskiana, walloniana e piagetiana: diferentes olhares para a sala de aula. In: Psic. da Ed., São Paulo, 34, 1º sem. de 2012, pp. 63-83.

SACCOMANI. Maria Claudia da Silva A criatividade na arte e na educação escolar. Campinas/SP. Autores Associados, 2016.

SILVA, Maria Cristina da Rosa Fonseca da. Educação estética: contribuições para pensar a formação de professores de Artes. In: ARJ | Brasil | v. 4, n. 2 | p. 78-96 | Jun. / Dez 2017

VIGOSTKI, L.S. Imaginação e a criação na infância. São Paulo: Ed. Ática, 2009

VYGOSTKY, L.S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 2010.

Programe-se e bons estudos!

Profa Janedalva

Olá, 

A disciplina Sociologia da Educação é um componente obrigatório do curso de Artes Visuais a qual possui 60 horas ou 4 créditos. 

Ementa está pautada no estudo dos seguintes conteúdos

As bases sociológicas da educação. A educação como processo social. O papel da educação na estrutura social. A análise sociológica da escola. O sistema escolar e sua construção social.

Para podemos proporcionar a aprendizagem desses conteúdos e o melhor aproveitamento da experiência de ensino remoto organizamos a disciplina a partir das seguintes estratégias pedagógicas:

  • Leitura de textos;
  • Vídeos;
  • Fórum; 
  • Slides;
  • Participação em atividades de eventos acadêmicos de temas correlacionados;
  • Glossário;
  • Mapas mentais;
  • Chats
Como instrumentos de avaliação destacamos:

a. O cumprimento das atividades nos prazos 

b. Domínio do conteúdo, clareza conceitual e argumentativa expressos nos textos, apresentações, fóruns e apresentações nas atividades síncronas.

Esperamos ter momentos divertidos e de muita aprendizagem!

Profa Janedalva