Caro estudante ,
Ementa: A educação no Ocidente: dos pré-socráticos a Aristóteles. Razão e educação na Idade Média. Educação e modernidade: o projeto iluminista. Críticas ao projeto moderno: teoria crítica e pós-críticas. Educação para diversidade e cidadania. Pensamento pedagógico brasileiro.
A disciplina está organizada em 3 grande blocos;
1. A educação no Ocidente: dos pré-socráticos ao projeto iluminista e seus críticos;
2. O pensamento pedagógico brasileiro
3. Educação para diversidade e cidadania.
Para isso as atividades estão distribuídas em síncronas e assíncronas.
A avaliação será pautada na frequência, responsabilidade e cumprimento das atividades no prazo (4,0) como na apropriação adequada do conteúdo (6,0) expressa nas atividades síncronas e assíncronas.
- Teacher: Jane Gondim
A disciplina de Psicologia da Educação do curso de Artes Visuais está pautada na seguinte ementa:
A
constituição da Psicologia como ciência. Psicologia da Educação. Abordagens psicológicas da aprendizagem e suas implicações pedagógicas. Contribuições da Psicologia para
o entendimento da
arte e ensino da
Arte. Desenho Infantil.
Está organizada em atividade síncronas e assíncronas.
Bibliografia Básica
LA TAILLE, Y.; DANTAS, H.; OLIVEIRA, M. K. Piaget, Vygotsky, Wallon: teorias psicogenéticas em discussão. São PAULO: Summus, 1992.
DAVIS, Claudia Leme Ferreira (et al). Abordagens vygotskiana, walloniana e piagetiana: diferentes olhares para a sala de aula. In: Psic. da Ed., São Paulo, 34, 1º sem. de 2012, pp. 63-83.
SACCOMANI. Maria Claudia da Silva A criatividade na arte e na educação escolar. Campinas/SP. Autores Associados, 2016.
SILVA, Maria Cristina da Rosa Fonseca da. Educação estética: contribuições para pensar a formação de professores de Artes. In: ARJ | Brasil | v. 4, n. 2 | p. 78-96 | Jun. / Dez 2017
VIGOSTKI, L.S. Imaginação e a criação na infância. São Paulo: Ed. Ática, 2009
VYGOSTKY, L.S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 2010.
Programe-se e bons estudos!
Profa Janedalva
- Teacher: Jane Gondim
Olá,
A disciplina Sociologia da Educação é um componente obrigatório do curso de Artes Visuais a qual possui 60 horas ou 4 créditos.
A Ementa está pautada no estudo dos seguintes conteúdos:
As bases sociológicas da educação. A educação como processo social. O papel da educação na estrutura social. A análise sociológica da escola. O sistema escolar e sua construção social.
Para podemos proporcionar a aprendizagem desses conteúdos e o melhor aproveitamento da experiência de ensino remoto organizamos a disciplina a partir das seguintes estratégias pedagógicas:
- Leitura de textos;
- Vídeos;
- Fórum;
- Slides;
- Participação em atividades de eventos acadêmicos de temas correlacionados;
- Glossário;
- Mapas mentais;
- Chats
a. O cumprimento das atividades nos prazos
b. Domínio do conteúdo, clareza conceitual e argumentativa expressos nos textos, apresentações, fóruns e apresentações nas atividades síncronas.
Esperamos ter momentos divertidos e de muita aprendizagem!
Profa Janedalva
- Teacher: Jane Gondim