O projeto de elaboração dos materiais bibliográficos das disciplinas da área de Matemática existe, no plano das ideias, desde 2005, motivado por várias dificuldades observadas nas turmas de Geometria Analítica, Álgebra Linear e Cálculo Diferencial e Integral, ofertadas na UNIVASF, a saber: baixo rendimento dos estudantes, acervo de livros da área insuficiente no Sistema de Bibliotecas da instituição, ausência de espaço de estudo setorial, pouco contato entre monitores e professores da área fora da sala de aula, etc.
A execução do projeto não teve início anteriormente pela dificuldade em caracterizá-lo. Não pode ser considerado projeto de pesquisa – embora ocorra muita pesquisa em seu desenvolvimento – e nem pode ser caracterizado como projeto de extensão – mas esta também ocorre.
A possibilidade de realização do projeto surgiu após debates durante os trabalhos da Comissão de Acompanhamento da Aplicação da Lei de Cotas (Lei 12.711/2012) na UNIVASF. Na ocasião, foram colocados os problemas referentes às disciplinas de conteúdo básico, principalmente nas engenharias, e houve um entendimento de que alguma intervenção era necessária para a realidade daquele momento e, ainda mais, com a chegada dos estudantes em situação de vulnerabilidade (vindos do sistema público de ensino, com as deficiências na formação, com renda familiar de até um salário mínimo, impossibilitados de adquirir livros textos e apostilas, etc). O Decreto 7.234/2010 prevê como finalidade da Assistência Estudantil no parágrafo primeiro do Art. 3º, “que as ações de assistência estudantil do PNAES deverão ser desenvolvidas, entre outras, na área de Apoio Pedagógico” e, no parágrafo segundo, que “caberá à instituição federal de ensino superior definir os critérios e a metodologia de seleção dos alunos de graduação a serem beneficiados”.
Neste sentido, temos a necessidade de criar, editar, publicar e distribuir as notas de aula das disciplinas de conteúdo básico. Num primeiro momento, trataremos das disciplinas Álgebra Linear, Cálculo Diferencial e Integral I, II, III e IV, Cálculo Numérico, Geometria Analítica e Métodos Matemáticos. O material bibliográfico será produzido exclusivamente na plataforma LaTeX e apresentado tanto na forma impressa, no formato brochura, quanto disponibilizado para download na página do PEMD, no formato digital portátil (em PDF) e também como notas de aula, no ambiente moodle próprio do programa, no formato HTML. Na última situação, o estudante da disciplina cadastrada terá um perfil de acesso à primeira aula de cada material bibliográfico, e fará uma primeira tentativa na avaliação online da aula – na qual deverá ter rendimento igual ou superior a 70% para acessar a aula subsequente. Caso não tenha rendimento suficiente, será convidado a refazer a leitura da aula e fazer uma segunda tentativa na avaliação da aula, e assim por diante – neste caso o rendimento será obtido através da média dos rendimentos das tentativas efetuadas, e, para obter acesso à aula subsequente após mais que uma tentativa, o rendimento deverá ser igual ou superior a 50%. Ainda estamos estudando a viabilidade de disponibilizar as aulas em formato de vídeo.
Para a execução do projeto – transformado em Programa para contemplar também capacitação de professores da rede básica de ensino em etapas posteriores – foi solicitado à Pró Reitoria de Assistência Estudantil – PROAE, além do espaço físico, equipamentos e mobiliário para desenvolvimento das atividades, quatro bolsistas para apoio na execução: dois para digitação do material bibliográfico a partir dos manuscritos enviados pelos professores e dois para a criação e manutenção do ambiente interativo.
Contamos ainda com o apoio estratégico da Pró Reitoria de Ensino – PROEN, tanto em relação à logística, no uso conjunto do espaço para a utilização do PEMD e das atividades de monitoria e tutoria das áreas básicas, que serão desenvolvidas em conformidade com a proposta do Programa, quanto no apoio estratégico, juntamente com a PROAE, no projeto de construção do mini auditório no térreo do bloco de colegiados do campus Juazeiro. O mini auditório, com capacidade para cerca 70 espectadores deverá atender, dentre outras, as demandas relativas a apresentações de TCC, PIBID e PIBIC da instituição, além das necessidades do PEMD no que se refere a capacitação de professores da rede básica, palestras, seminários, gravação de aulas em vídeo, etc.
Em tempo, agradecemos também aos arquitetos Fábio Atta, pelo projeto do mini auditório, e a Sérgio Motta, pelo processo de criação da logomarca do PEMD. Ambos deram uma contribuição inestimável para a execução do PEMD.
A equipe de execução do PEMD conta com o trabalho dos professores Carlos Antônio Freitas da Silva e Edson Leite Araújo, e com o apoio técnico dos bolsistas Vítor Macêdo Fagundes, na criação e manutenção da página web/moodle, de Andressa Mara Menezes Alexandre, na criação e edição de vídeos, e também de Anderson de Alencar Barros, na digitação dos textos em LaTeX a partir dos manuscritos enviados pelos professores autores.